Um dos maiores problemas que gestores enfrentam durante um projeto – ou no próprio dia a dia da empresa – é a baixa performance da equipe. Funcionários que são muitas vezes capacitados podem não produzir conforme as expectativas, e a gestão do desempenho se torna um fator essencial nas práticas de gerenciamento para conseguir fazer com que objetivos sejam cumpridos e as metas atingidas.
Mesmo com soluções inteligentes, como a adoção de um software de gestão de pessoas, líderes podem ainda enfrentar dificuldade em identificar os principais obstáculos para melhorar o desempenho se não prestarem atenção aos dados fornecidos. Essa realidade é o resultado de alguns problemas internos que podem ser resolvidos com algumas atitudes simples, porém importantes. Nesse post você vai descobrir o que causa o baixo desempenho dentro de uma empresa e como superar essas dificuldades. Acompanhe:
Quais são as principais causas da baixa performance da equipe?
É difícil definir uma causa específica para a baixa performance da equipe, e cada empresa tem suas dificuldades particulares que podem fazer com que o time não consiga mostrar eficiência. Mas independente da área de atuação, podemos destacar algumas das principais causas desse problema:
- Falta de motivação;
- Regras muito estritas;
- Burocracia complexa e lenta;
- Falta de recursos e infraestrutura;
- Falta de comunicação entre as equipes;
- Funcionários mal aproveitados;
- Falta de recompensas aos funcionários;
- Falta de fiscalização e aplicação da estratégia da empresa;
- Falta de treinamento.
Esses fatores influenciam diretamente na eficácia dos processos e na produtividade da equipe. A melhoria da comunicação entre times e a simplificação dos processos que um software de gestão de pessoas oferece pode trazer ainda mais soluções interessantes, como melhorar a capacitação e aproveitar melhor as qualidades de cada colaborador, mas ele deve ser acompanhado de uma estratégia sólida e bem aplicada.
Quem é o grande culpado pela baixa performance da equipe?
Sabendo das principais dificuldades, a empresa precisa fazer uma análise interna para buscar entender qual – ou quais – desses problemas afetam seus times. Mas com isso em mente, antes de começar a fazer inúmeras mudanças de regras internas e processos, é necessário verificar as iniciativas que já foram definidas e checar se elas estão sendo cumpridas.
Muitas vezes outros gestores já buscaram formas de melhorar a performance da equipe, mas as regras estabelecidas são esquecidas e, por falta de um instrumento de medida eficiente, não são analisadas. O resultado, muitas vezes, é um processo de reestruturação complexo e desnecessário, que a longo prazo não ajuda a melhorar a performance da equipe. É por isso que a adoção de um software de gestão de pessoas – ou até mesmo um software de gestão empresarial – pode ajudar uma empresa a superar essas dificuldades.
Como um software de gestão de pessoas pode ajudar?
Um software de gestão de pessoas inclui funções de diferentes áreas da empresa, que vão desde escalas e informações sobre o transporte coletivo de funcionários, até dados de remuneração, relações trabalhistas, e organização de treinamentos e pesquisa. Além de descentralizar funções, facilitar a comunicação, e melhorar a eficácia dos processos internos de um negócio, esse tipo de plataforma também tem uma vantagem na hora de definir o grande vilão da baixa performance da equipe: ele pode monitorar esses dados.
Com essa ferramenta em mãos o processo de entender as estratégias definidas na empresa, e também o de identificar gargalos de produtividade, se torna muito mais simples. Assim, gestores têm uma visão mais ampla dos próprios processos e conseguem entender os obstáculos da empresa, para que então seja possível tomar atitudes mais rápidas e eficientes para remediar as causas, sem desperdiçar o tempo precioso e os custos necessários que uma reestruturação demanda.
Quer adotar um software de gestão de pessoas e acabar com a baixa performance da equipe? Conheça nossas soluções.