Oferecer um ambiente seguro aos seus colaboradores, influencia na produtividade e qualidade das demandas. Afinal, profissionais que se sentem seguros em seu ambiente de trabalho tendem a produzir com mais tranquilidade e qualidade.
Quer entender o que é segurança corporativa, quais são os maiores riscos e como se preparar para enfrentar alguns deles? Continue lendo o artigo que preparamos para você.
O que é segurança corporativa?
A segurança corporativa é composta por um conjunto de medidas que tem como objetivo proteger os ativos tangíveis e intangíveis de uma companhia contra ameaças acidentais ou intencionais. Assim, ela é um passo fundamental para que a sua empresa continue operando plenamente.
Dessa maneira, as empresas entendem que apostar em segurança corporativa é também garantir a confiança de seus parceiros e clientes, de forma que ela possa inovar mantendo o devido sigilo de seus processos e preservar a confiabilidade da marca.
Os principais riscos à segurança corporativa
Dados
A maioria dos processos de uma empresa passa pelo processamento de dados. Apesar do universo digital acelerar e simplificar uma série de procedimentos, ele também traz riscos. As invasões e vírus representam uma verdadeira ameaça às empresas, pois comprometem dados sigilosos, informações de clientes, parceiros e funcionários. Sem contar o funcionamento corrompido de programas essenciais para a empresa.
Segurança privada e patrimônio
Os riscos de crimes contra o patrimônio podem incluir danos a pessoas físicas ou aos bens da sua empresa. Em geral, as organizações optam por se proteger com o uso de sistemas de controle de acesso, portaria 24 horas e câmeras de vigilância. Toda essa estrutura, contudo, deve ser acompanhada por uma equipe de profissionais bem preparados.
Como aprimorar a segurança do patrimônio?
Adote um sistema de segurança eletrônico
Com equipamentos modernos de segurança e uma estrutura de apoio, um sistema de segurança eletrônico permite que a sua empresa seja monitorada constantemente, de maneira presencial ou remota. O ideal é que a empresa de segurança opere em conjunto com uma empresa especializada no oferecimento de serviços de tecnologia, de modo que a última possa garantir a infraestrutura tecnológica necessária para a primeira operar bem.
Tenha um controle de acesso
O controle de acesso instala equipamentos e procedimentos que garantem que apenas as pessoas certas tenham acesso a salas, edifícios e cofres. Para isso, um sistema integra catracas, leitoras e cancelas. Dessa forma, ele evita que se abra brechas na segurança interna da empresa, reduzindo a presença de elementos suspeitos.
Em empresas de grande porte, o ideal é que os administradores dos edifícios participem da escolha dos sistemas de acesso, pois cada prédio - ou setor - tem a sua particularidade. Defina, para cada edifício, diretrizes e padrões, de modo que cada um deles tenha um sistema de segurança diferente. Assim, a proteção de todo o complexo fica mais diversificada e eficaz.
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