Ser digital vai muito além de tecnologia, mas sim uma mudança genuína de cultura e mindset. As organizações estão se reestruturando para poder absorver e se adaptar a essa nova era. E isso, não depende unicamente de ferramentas de automação, mas sim, de como as pessoas veem e absorvem esse modelo internamente.
À medida que as organizações se tornam mais digitais, elas passam a se movimentar mais rapidamente, adaptam-se com mais facilidade e adotam uma rotina dinâmica e que se aplica também as carreiras de seus profissionais. As mudanças são complexas e muitas empresas falham nessa caminhada, em alguns casos, sofrem resistência até mesmo de suas lideranças. Segundos estudos da Deloitte mostram que, empresas de consultoria informam que até 70% dos projetos de reestruturação falham por conta da desobediência da equipe executiva.
Projetar a organização do futuro é um projeto difícil, às vezes confuso, que pode causar frustrações. É um processo contínuo, dinâmico e, em certo sentido, interminável. No entanto, para as empresas que enfrentam o desafio, a recompensa pode ser imensa em termos de desempenho financeiro, produtividade, engajamento dos funcionários e uma série de outros benefícios.
Etapas da Transformação Digital
Exploring: Esse é o primeiro estágio da jornada de transformação digital, quando a empresa começa as experimentações. Nesse momento, não existe nenhum tipo de mudança, apenas a aproximação de novas tecnologias, para que testes possam ser feitos.
Doing: No segundo estágio, o uso de tecnologias digitais amplia os recursos, mas ainda se concentra amplamente nos mesmos modelos de negócios, operacionais e de clientes. Essa etapa mostra-se evidente a partir do momento em que são empregados workflows e rotinas são automatizadas. É importante ressaltar que alguns resultados começam a aparecer e é importante manter o foco e continuar caminhando.
Becoming: Na terceira etapa, a empresa já usa tecnologias digitais e percebe-se mudanças mais avançadas nos modelos atuais de negócios, operação e clientes. Porém, ainda não finaliza o processo de transformação.
Being: Na última etapa da caminhada para a transformação digital os modelos de negócio, operacionais e de clientes são otimizados para o digital e são profundamente diferentes dos modelos anteriores.
A transformação digital já é uma realidade e apesar de a caminhada ser difícil, os resultados tendem a ser satisfatórios.