Prestação de Serviços é o nome dado a qualquer atividade econômica que é feita para suprir as demandas do mercado e que, muitas vezes, não envolve uma mercadoria.
Inclusive, você sabia que a Prestação de Serviços é um dos segmentos que mais crescem no Brasil? Somente em 2022, houve um aumento de 8,3% no setor – o que, de acordo com o IBGE, foi um novo recorde.
São inúmeras as atividades que consideramos como prestação de serviços. Presentes no nosso cotidiano, temos os exemplos:
- Hospedagens (hotéis e pousadas);
- Agências de turismo e viagem;
- Instituições de ensino (idiomas inclusos);
- Serviços de limpeza e manutenção predial;
- Seguradoras residenciais e de veículos;
- Salões de beleza;
- Academias;
- Cinemas e teatros;
- Locações de equipamentos em geral;
- Empresas de jardinagem.
Continue lendo e entenda melhor sobre esse segmento.
Boa leitura!
Prestação de Serviços no Brasil: qual é o cenário?
O setor de Prestação de Serviços é o que, atualmente, mais gera empregos no Brasil. Ele também representa dois terços da atividade econômica do país e impacta fortemente no PIB.
De acordo com dados levantados pelo IBGE, o segmento cresceu cerca de 8,3% no ano de 2022. Para o IBGE, o bom desempenho é influenciado pela volta de serviços presenciais após o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia nos anos de 2020 e 2021.
Segundo o instituto, ainda, as áreas que mais contribuíram para o resultado positivo de 2022 são as de transporte terrestre (com alta de 18,4%) e transporte aéreo (com alta de 28,6%). Os dados apontam, também, uma crescente expansão nos serviços de locação de automóveis, engenharia, pagamentos eletrônicos e promoção de eventos.
Para complementar o estudo, outros avanços relevantes observados foram nos serviços de restaurantes, hotéis e academias. Na linha de frente da economia brasileira, a Prestação de Serviços está presente e tende a ficar cada vez mais forte.
4 principais desafios das Prestadoras de Serviços
Apesar de cada prestadora de serviços ter suas particularidades, existem desafios que todas elas podem enfrentar no mercado. Confira abaixo.
1 - Dificuldades em precificar os serviços oferecidos
Quando se trata de definir o preço de seu trabalho, a prestadora pode enfrentar uma série de dificuldades. Isso acontece porque é extremamente complexo definir o valor de um serviço, pois ele envolve fatores como tempo empregado na atividade oferecida, mensalidades, recursos e demais particularidades.
Sendo assim, é comum que cada prestadora de serviços tenha seus preços baseados em desempenho e esforços utilizados – e esses preços variam de prestadora para prestadora.
2 - Variabilidade na receita
As prestadoras de serviços têm seus faturamentos variados graças às demandas diversificadas que recebem. Tudo depende da área em que a prestadora atua e as necessidades que ela atende.
Se falarmos de um escritório de contabilidade, por exemplo, é comum ter clientes fixos todos os meses e é possível prever o faturamento em cima desses serviços prestados.
3 - Custos com colaboradores
As prestadoras de serviços devem ficar atentas ao desempenho e produtividade de seus colaboradores. Se o gestor está em dia quanto aos indicadores de performance, é possível identificar inconsistências que podem gerar custos e resolvê-las o quanto antes – garantindo a satisfação dos clientes e a qualidade de seus trabalhos.
4 - Dificuldades na previsão de demanda
É um erro comum pensar que, por se tratar de uma prestadora de serviços, a previsão de demanda não é prioridade. Por mais que a prestadora tenha um estoque pequeno para gerenciar, é preciso estar atento e investir em estimativas de venda para suprir as necessidades dos clientes.
Dicas para aprimorar a Prestação de Serviços
Mesmo com tantos desafios, o setor está em constante crescimento. Para te ajudar a aprimorar ainda mais a gestão da sua prestadora de serviços, separamos algumas dicas importantes.
Estudo de custos
Antes de tudo, é importante que uma análise de custos seja realizada pelo empreendedor. Ela serve para, justamente, chegar a valores justos e equilibrar as finanças da prestadora de serviços — e essa análise deve envolver, também, custos variáveis e fixos.
Precificação
Como mencionamos anteriormente, a precificação dos serviços oferecidos é uma das maiores dificuldades enfrentadas.
Sendo assim, ao estipular um preço para os serviços, é importante levar em conta a margem de lucro esperada e a percepção de valor do consumidor – e o valor, nesse caso, é a forma como o consumidor entende o preço estipulado para aquele determinado serviço.
Reajuste de contratos
Periodicamente, é necessário consultar os contratos já realizados para ter uma estimativa do que já foi lucrado, assim como a estimativa de novas receitas. Além disso, o controle nos contratos oferece a percepção da capacidade da prestadora em fechar novos negócios.
Atenção ao consumidor
Os consumidores não buscam apenas a qualidade nos serviços oferecidos, eles buscam a satisfação de suas necessidades. Para isso, é importante que a prestadora entenda quem é seu público-alvo e o que ela deve oferecer para que suas solicitações e, até mesmo problemas, sejam resolvidos da melhor forma possível.
Utilize tecnologia especializada
Com a rotina cada vez mais online e atualizada, é necessário que a prestadora de serviços esteja em constante evolução. Uma das formas de garantir que seus negócios estejam sempre alinhados é utilizar ferramentas que centralizem dados e facilitem o controle da empresa.
Sendo assim, a utilização de um ERP (um software de gestão integrada), pode fazer toda a diferença na sua rotina.
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